Blog

blank

Pequenos negócios devem se preparar para atender consumidor de forma presencial e online neste Natal

Falta um pouco mais de um mês para o Natal. O clima natalino já começa a contagiar os brasileiros. Mesmo diante da crise, a expectativa é que a data continue sendo o maior período de vendas no ano. Ao se preparar para garantir o faturamento do final de 2020, os donos dos pequenos negócios devem ficar atentos, principalmente ao novo comportamento do seu público consumidor em virtude do legado da pandemia. É preciso observar as tendências do varejo online e continuar com a adoção de medidas de segurança e higiene na hora do atendimento presencial.

Pesquisa realizada pelo Google mostrou que o consumidor está disposto a comprar neste final de ano, mas com menos dinheiro no bolso. O estudo global “Back to Business, Holiday Edition”, realizado pela Visa, apontou que 89% dos brasileiros pretendem fazer compras de Natal neste ano, sendo que mais da metade vão preferir o comércio eletrônico. O estudo também mostrou que 58% deverão optar por apoiar o comércio de bairro e concentrar mais da metade das compras em estabelecimentos locais, seja de forma presencial ou online.

O Sebrae realiza constantemente análises para monitorar o clima do mercado. De acordo com gerente de relacionamento com o cliente do Sebrae, Enio Pinto, verifica-se um otimismo para o final do ano, já iniciado com a Black Friday. Segundo ele, o comércio online promete atrair muito mais os consumidores do que em anos anteriores e os donos de pequenos negócios devem se preparar para atender o público em diferentes canais de venda.

“Neste momento de preparação para as vendas de Natal, em um cenário mais amplo, o dono do pequeno negócio deve avaliar como estão reagindo o faturamento e as vendas no segmento de atuação dele, desde o início da pandemia até os meses mais recentes. Em um cenário mais específico, um indicador concreto importante para ser verificado agora é sobre a aceitação dos produtos nas principais redes sociais, analisando a presença digital”, explicou.

Outro ponto destacado pelo especialista do Sebrae é a necessidade de avaliar se a composição do estoque está alinhada ao momento de festas do fim de ano. “O empreendedor deve pensar em um mix de produtos mais amplos, que seja pertinente aos seus produtos mais competitivos, com estratégia de venda que considere uma política de preço mais agressiva e com a possibilidade de vendas adicionais, na chamada venda cruzada”, disse.
Após essas avaliações de faturamento e vendas, com base em um histórico não só durante a pandemia, mas em períodos de vendas anuais durante o Natal, o empresário também deve reforçar o relacionamento com os fornecedores para que os riscos sejam compartilhados. “É extremamente importante um envolvimento com os fornecedores e uma negociação. Para qualquer empreendimento, em qualquer época do ano, é fundamental que o empresário tenha no mínimo três alternativas de fornecedores para cada linha de produto. Para decidir pelo melhor fornecedor é preciso avaliar preço, prontidão na entrega, qualidade e pós-venda. Só vende bem, quem compra bem”, alertou.

Fonte: SEBRAE

Compartilhe:

Sem comentários

Deixe uma resposta

© ADCOL CONSULTORIA CONTÁBIL EIRELI • 2020 • Todos os direitos reservados