Blog

blank

Estado figura no primeiro lugar de estudo que avalia o nível da Redesim no Brasil

Alagoas é o melhor estado do país em relação à qualidade do ambiente para abertura de negócios. É o que define a Receita Federal em ranking produzido para avaliar o nível da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) em cada unidade federativa do Brasil.

Em novo estudo produzido pelo órgão federal, foram, majoritariamente, comparados o índice de integração da Redesim em cada estado, o tempo médio de abertura de empresas e a porcentagem de negócios que são constituídos em até três dias.

Nele, Alagoas alcançou a porcentagem de 87,6% das metas propostas pelo ranking, sendo seguido por Piauí, com 86,1%; Roraima, com 85,2%; Sergipe, com 84,7%; Rondônia, com 84,1%; e Minas Gerais, com 81,8%.

O primeiro quesito do estudo leva em conta o desenvolvimento do Projeto PIN-Redesim – que observa o sistema para execução da rede em cada estado -; a integração com as Prefeituras a fim de promover a consulta de viabilidade – pesquisa para saber se o negócio pode ser exercido em determinado local -; e a integração com órgãos e secretarias de administração tributária e de licenciamento, o que levou Alagoas à porcentagem de 91,92%.

A Redesim no estado tem como interface o Portal Facilita Alagoas, que possui serviços da Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal), da Receita Federal, da Secretaria da Fazenda do Estado de Alagoas (Sefaz/AL), do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), da Vigilância Sanitária, do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), além das 102 Prefeituras alagoanas.

Fonte: Junta Comercial do Estado de Alagoas

Compartilhe:

Sem comentários

Deixe uma resposta

© ADCOL CONSULTORIA CONTÁBIL EIRELI • 2020 • Todos os direitos reservados