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Empreender na aposentadoria

“Envelhecer é uma
novidade”, é o que diz o Prof. Alexandre Kalache, sobre a rápida
mudança na pirâmide demográfica
do Brasil. E, com essa novidade,
ganhamos algo muito raro nos dias de hoje: tempo. Quem está agora chegando aos
60 anos pode colocar na conta pelo menos mais 25 anos ativos. E já tem gente
dizendo por aí que quem hoje tem 20 pode chegar a viver mais de 100.

A verdade é que
vamos todos (tanto os de 60, quanto os de 20) ter que descobrir o que fazer com
tanta vida e, mais ainda, como fazer dela, uma vida bem vivida.
E é nesse contexto que a aposentadoria mudou. Até a palavra “aposentadoria” já
não faz mais sentido: o termo “aposentado”, em sua origem, consiste naquele que
vai para o quarto, o aposento, e se retira.

Os novos maduros
vivem hoje de uma maneira muito diferente dos estereótipos do velhinho de
bengalas e da velhinha que faz crochê. Se antes a aposentadoria era vista como
eternas férias, hoje é considerada como um novo ciclo, cheio de oportunidades
para transformar
o tempo ocioso em tempo produtivo e, em muitos casos,
retomar o antigo sonho de ter o próprio negócio.

Na mais recente
pesquisa feita pelo Sebrae sobre o perfil
do potencial empreendedor aposentado
, ficou evidente a disposição
para empreender entre aqueles que estão chegando à aposentadoria: 1 a cada 10
pretende empreender nos próximos dois anos. Seja para aumentar a renda da
família, seja para ocupar o tempo livre que os espera, para esses pesquisados,
aposentadoria significa continuar trabalhando, e muito.

Os futuros
empreendedores maduros sabem o que querem: 80% já decidiu que tipo de negócio
quer abrir (mais de 50% tem objetivos no comércio e 30%, no setor de serviços).
Empreendimentos em alimentação foram os mais citados, com ¼ das respostas.

Embora saibam a
área de atuação e os motivos para empreender, menos de 10% tomou alguma
providência para abrir o próprio negócio nos últimos 12 meses. Essa taxa varia
de acordo com a idade: quanto mais jovens, mais se empenharam para abrir a
empresa.

O número dos
entrevistados que buscou se capacitar nos últimos dois anos é baixo, só 24%
participaram de cursos, palestras ou consultorias. Entre os que querem abrir a
própria empresa, o número de interesse em se capacitar é de 64%, e o que mais
destacaram foi interesse nas áreas de empreendedorismo, finanças, marketing e vendas
e planejamento.

Fonte:
http://www.sebrae.com.br/

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