Blog

blank

Comdem discute construção do Plano de Desenvolvimento Econômico

Esta semana, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Comdem) realizou uma reunião extraordinária na sede da Prefeitura Municipal de Maceió, no bairro do Jaraguá, para deliberar sobre a construção do Plano de Desenvolvimento Econômico (PDE) de Maceió. Na oportunidade, os membros do Conselho conheceram a proposta de trabalho da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), que visa a estudar as potencialidades econômicas da capital alagoana e propor um plano em concordância com a realidade local.

O secretário municipal de Economia e presidente do Comdem, Fellipe Mamede, afirmou que havia a necessidade de uma reunião extraordinária para acelerar o processo de construção do plano, levando em consideração que nessa época as instituições do Comdem já começam a organizar seu planejamento orçamentário para um novo exercício.

“As reuniões do Comdem acontecem, bimestralmente, e como precisamos dar celeridade na deliberação de propostas de trabalho que nos tragam estudos com a finalidade da construção do plano de desenvolvimento Econômico do município de Maceió e do nosso planejamento estratégico, que estão atrelados, realizamos esta reunião extraordinariamente. Esse é um momento muito propício, pois as instituições públicas e privadas que compõem o Conselho estão iniciando seus planos orçamentários para o próximo exercício, e como a ideia do conselho é uma parceria entre o poder público e a iniciativa privada é necessário que uma proposta desse porte seja deliberada pelo Conselho como um todo. Queremos entender o ambiente em que estamos e traçar diretrizes que contribuam para o sucesso de nossas ações focadas no desenvolvimento da cidade”, afirmou Fellipe Mamede.

O Plano de Desenvolvimento Econômico consiste na reunião de bases técnicas que apontem melhores práticas referente ao estímulo a implantação e ou desenvolvimento de determinados ramos econômicos. Estabelecendo quais desses ramos e a atividades que possuem maior potencial dada a realidade, a melhor localização para determinada atividade. Como estruturar cadeias produtivas e outros diversos aspectos que devem ser avaliados com estudos e bases científicas.

“É importante pensarmos em um Plano de Desenvolvimento Econômico que leve em consideração a necessidade de desburocratizar os processos para facilitar a vida de quem quer investir na cidade”, destacou Alfredo Brêda, presidente do Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Alagoas (Sinduscon).

Fonte: Prefeitura de Maceió

Compartilhe:

Sem comentários

Deixe uma resposta

© ADCOL CONSULTORIA CONTÁBIL EIRELI • 2020 • Todos os direitos reservados