MEI & e-Social
Você sabe o que é o e-Social?
É um projeto gerido por CEF, INSS, Secretaria da Previdência, Ministério do Trabalho e Receita Federal do Brasil que une prestação de informações pelo empregador em relação aos seus trabalhadores, como:
Cadastramento.
Vínculos.
Contribuições previdenciárias.
Folha de pagamento, entre outros.
Os MEIs poderão prestar suas informações ao e-Social das seguintes formas, de acordo com sua realidade:
1 – e-Social Web Simplificado MEI: facilita a prestação das informações quanto aos cálculos e o pagamento dos tributos e dos encargos trabalhistas e previdenciários. É a melhor escolha para o MEI que deseja prestar as informações diretamente no sistema. Não é necessário ter certificado digital.
2 – e-Social módulo geral Web Empresas: é considerado um módulo avançado e, apesar de qualquer MEI poder prestar as informações diretamente, é mais indicado para aqueles com alguma experiência com folhas de pagamento. Também não é necessário ter certificado digital, se o próprio MEI acessar esse ambiente.
3 – e-Social Web service: a prestação de informações é por meio da utilização de software próprio compatível com a transmissão dos arquivos no formato do e-Social (.xml). Em geral, é a escolha dos escritórios de contabilidade (embora eles também possam usar o sistema online). É necessário ter certificado digital e, caso as informações sejam prestadas por contador, será necessário o cadastramento de procuração eletrônica.
Se quiser saber mais sobre o cadastramento do MEI no e-Social, veja aqui as dúvidas mais frequentes. Se ainda tiver dificuldade, entre em contato com a unidade mais próxima do Sebrae.
Fonte: SEBRAE
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